Descrição
Carregar baterias de empilhadeiras industriais parece fácil no início - basta colocar a bateria no carregador sempre que ela ficar fraca, certo? Bem, se você deseja obter o melhor desempenho das baterias industriais de suas empilhadeiras de armazém, há um pouco mais em um procedimento de carregamento de bateria de empilhadeira eficaz do que apenas completar a carga sempre que a bateria fica fraca.
Para melhorar a segurança e a eficiência do carregamento da bateria da empilhadeira e, ao mesmo tempo, aumentar a vida útil de cada bateria, aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre o carregamento das baterias da sua empilhadeira:
A MAIORIA DAS BATERIAS DE EMPILHADEIRAS INDUSTRIAIS SÃO BOAS PARA CERCA DE 1.500 CICLOS DE CARREGAMENTO
Cada bateria de empilhadeira já feita tem um número finito de vezes que pode ser carregada. Depois que a bateria atingir seu limite, você notará que ela não carregará totalmente como costumava e pode não atingir sua amperagem adequada. Isso pode afetar negativamente o desempenho de suas empilhadeiras e até mesmo causar danos aos sistemas de empilhadeiras elétricas.
Devido a esta vida útil limitada, é importante ter um plano de manutenção para o seu equipamento de empilhadeira que inclua a eliminação gradual das baterias antigas antes que elas falhem. Com que frequência você deve substituir uma bateria industrial? Se a bateria for boa para 1.500 ciclos de carregamento, isso se traduz em cerca de cinco anos de vida útil se você carregá-la uma vez por dia. Portanto, substituir as baterias de sua empilhadeira uma vez a cada cinco anos deve ser suficiente para garantir que você aproveite ao máximo suas baterias, minimizando seu custo total de propriedade para elas.
VOCÊ DEVE EVITAR O CARREGAMENTO DE OPORTUNIDADE SE QUISER MAXIMIZAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA DE SUA EMPILHADEIRA
Como mencionado acima, uma bateria pode suportar apenas alguns ciclos de carregamento antes de começar a se degradar. Não importa se você inicia o ciclo de carregamento com 80% de energia, 50% de energia ou 25% de energia - isso ainda reduzirá o número total de cargas que a bateria pode suportar. A prática de “carga de oportunidade”, ou recarregar a bateria sempre que for conveniente, pode encurtar drasticamente a vida útil de uma bateria.
Por exemplo, digamos que sua bateria seja capaz de suportar 1.500 cargas. Em um ciclo de carregamento por dia, essa bateria deve durar cinco anos. Se você carregá-lo duas vezes por dia em um método de carregamento de oportunidade, a bateria durará apenas dois anos e meio.
EMPILHADEIRAS DE ARMAZÉM DEVEM TER SUAS BATERIAS RECARREGADAS QUANDO EM 20-30%
Embora você queira evitar o carregamento de oportunidade, também deve evitar que as baterias da empilhadeira se esgotem. Normalmente, é melhor recarregar a bateria da empilhadeira antes que ela fique abaixo de 20% de carga – por exemplo, a zona “vermelha”. Se você deixar uma bateria descarregar demais antes de carregá-la, isso poderá ter efeitos negativos no desempenho da bateria no futuro.
No entanto, para evitar o desperdício de carga da bateria, talvez seja melhor não carregá-la muito cedo. Iniciar o ciclo de carga entre 20% e 30% da carga restante pode fornecer o equilíbrio ideal entre vida útil da bateria, desempenho e tempo de inatividade. Além disso, lembre-se de deixar a bateria atingir 100% de carga antes de tentar removê-la do carregador.
O CARREGAMENTO ADEQUADO É A CHAVE PARA EVITAR BATERIAS DE EMPILHADEIRAS SULFATADAS
As baterias de chumbo-ácido para empilhadeiras são propensas a sofrer um acúmulo de cristais de sulfato de chumbo. À medida que as baterias de chumbo descarregam, o material de chumbo na placa reage com o sulfato do eletrólito, levando à formação de um resíduo de sulfato de chumbo na placa. Isso pode esgotar a carga da bateria drenando a bateria de seu material ativo de chumbo e sulfato do fluido eletrolítico na bateria.
Esse acúmulo de sulfato pode, se ignorado, endurecer e criar uma superfície eletricamente resistente que prejudica o desempenho da bateria ou pode até inutilizá-la.
Para evitar baterias sulfatadas, é importante evitar que as baterias permaneçam esgotadas por muito tempo. Além disso, é importante inspecionar rotineiramente os níveis de eletrólito da bateria para garantir que eles também não estejam esgotados.
ESCOLHENDO O CARREGADOR DE BATERIA DE EMPILHADEIRA CERTO
Ao escolher um sistema de carregamento de bateria de empilhadeira para suas necessidades de força motriz, certifique-se de selecionar um que seja adequado para suas necessidades. Isso significa:
- Escolhendo um carregador de bateria industrial com a classificação correta de hora de amplificador (Ah). O uso de um carregador de bateria com uma classificação de amperagem incompatível pode contribuir para baterias sulfatadas. Portanto, é importante verificar a classificação ampere-hora para otimizar a vida útil de suas baterias industriais.
- Considerando as dimensões de suas baterias. Para obter o desempenho ideal, é importante usar um sistema de carregamento de bateria adequado às suas baterias. É provável que os sistemas de carregamento feitos por um determinado fabricante para suas baterias industriais sejam adequados, mas certifique-se de verificar se os carregadores são compatíveis com baterias do tamanho (ou tamanhos) que suas empilhadeiras usam.
- Pensando em como você deseja otimizar o cronograma de carregamento da bateria. Diferentes sistemas de carregamento de baterias se encaixam em diferentes procedimentos de carregamento de baterias de empilhadeiras. Ao olhar para os sistemas de carregamento, considere se você deseja enfatizar a velocidade de carregamento, a eficiência energética ou a vida útil da bateria como sua principal prioridade, pois diferentes produtos de força motriz enfatizarão diferentes características de desempenho.
Precisa de ajuda para encontrar a solução de carregamento de bateria de empilhadeira certa ou uma bateria de empilhadeira recondicionada ? Entre em contato com os especialistas da Southern States Motive Power para obter mais informações sobre os procedimentos de carregamento de baterias de empilhadeiras e soluções gerais de equipamentos para armazéns.